Sala

player

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Uma ave enigmática suas rotas e costumes


O desenvolvimento de geolocalizadores de pequenas dimensões permite-nos conhecer as distancia média diária percorrida, a rota migratória, os locais de invernada e reprodução da rola comum.

Uma rola comum a que foi colocada um geolocalizador permitiu apurar que invernou nas margens do rio Níger, no Mali, dali partiu no dia 21 de abril, traçou uma linha recta sobre deserto do Sara e foi georreferenciada em Tombuctú. Depois de passar 24 horas no deserto, no dia 25 de abril chegou a Marrocos, à região de Beni Mellal (zona com vastas áreas de culturas de regadio e pomares).
No dia 6 de maio chegou ao continente europeu, à Andaluzia (região de Osuna). Aí permaneceu até ao dia 8 de maio quando cerca das 20:00 horas voou em direção a França.
No dia 11 de maio encontrava-se em  Angulema, tendo chegado ao seu destino final cerca das 5:00 horas da manhã ao bosque de Chizé ( Deux-Sèvres) onde se alimenta nas parcelas agrícolas confinantes com o bosque.
As distâncias percorridas pelas rolas comuns oscilam entre 1.560 e 2.350Km, a velocidade média varia entre os 240 a 812Km/dia.A colocação destes instrumentos de geolocalizadores permite conhecer Rola Comumcom precisão os locais de invernada, sendo o principal junto a localizada a oeste do Mali, o Delta interior do Níger e a fronteira entre o Mali e a Mauritânia. Na sua deslocação em direção à Europa e depois da travessia do Sara, realizam paragens de várias semanas no Norte de Marrocos e na Argélia, para reporem as suas reservas de energia.
Estas informações são importantes na dinâmica da população desta espécie, permitem conhecer as condições ambientais que enfrentam nos sítios onde realizam as suas paragens migratórias e definir as medidas de conservação a adotar, concertadas entre os países de invernada, rota migratória e países de reprodução.

Escrito por Fonte: Ciência e Caça   


Sem comentários:

Enviar um comentário

alvoradaradio@gmail.com